segunda-feira, dezembro 01, 2003

Para Priscilla
Nunca esqueço da minha amiga designer favorita!!


Caros amigos.. o texto que hoje escrevi é uma resposta a um amigo meu!! achei injusta não colocar no blog.. pois ela mostra toda uma problemática ao qual tenho passado...



O Nada e o Ser.

“O que é o nada?” Talvez se eu lançasse essa pergunta no meio de um grupo de amigos numa sexta-feira a noite, eles diriam: “Lá vem a filosofia”. Se você pensou que o nada é algo filosófico, pode assistir o filme As Horas, no qual o diretor conseguiu transmitir brilhantemente o que é uma vida sem sentido. Sentimos o peso do vazio.

O nada nos ameaça freqüentemente no nosso dia a dia na aridez, no conformismo, no desistir de esperar uma plenitude; Essas são modalidades diferentes aos quais o nada se aprisiona e chega até mesmo a se tornar uma tentação na nossa realidade.

“O nada não se escolhe, nós nos abandonamos ao nada”, o nada nos desidrata até a medula. E com isso abandonamos a uma vida sem sentido. Quantos momentos no nosso dia a dia são vividos sem sentido.

Tudo isso que até aqui falei faz parte de um texto que li essa semana. E tem sido um dos maiores questionamentos aos quais tenho tido nos últimos meses em casa, desempregado e sem muitas atividades a fazer.

Para piorar, recebo mensagens de amigos que só me mostram essa aridez, esse vazio, uma vida sem sentido e o conformismo de não alcançar mais a plenitude. Por ingenuamente acharem que em momentos de felicidade já o alcançaram e agora não conseguem mais.

E talvez alguns de vocês me perguntem se eu não sinto o nada. Ao contrário. O sinto muito e principalmente nessa fase de minha vida, nessa nova transição. Mas existe algo que me faz vencer o Nada: O SER.

Essa semana, desabafei uma crise no blog. No domingo, uma amiga veio reclamar comigo pq não havia ido conversar com ela. Acho que nem ela percebeu a importância desse gesto. Eu vi nessa atitude o porque de sermos amigos, vi que por detrás de minhas amizades existe o SER. E assim consegui destruir o Nada que começava a invadir as minhas amizades e a torna-las sem sentido.

Alguns já devem estar pensando “lá vem o papo de crente”. É. Talvez eu esteja querendo dizer que ´SER é Deus. Mas falar isso me coloca num grande risco. O Risco de talvez ser considerado alienado. Ou até mesmo acabar reduzindo numa irreligiosidade o SER. Não é isso. Pois alienação para mim é reduzir a vida ao nada, a um paliativo, a um momento de prazer, a uma hora inesquecível. Mas o Ser não anula esses momentos. Muito pelo contrário. Coloca essas atitudes no seu devido lugar e passa a valorizar cada momento de nossa história.

Sem isso eu não teria esperança, sem isso eu não teria amigos, ficaria feliz em alguns momentos apenas. E passaria horas e horas chorando dentro de meu quarto sem entender o porque da minha vida, seria um copiador de idéias e não um designer de coisas novas, pois minha relação com o SER me faz correr atrás daquilo que eu mais prezo. A minha felicidade. E sem o Ser, eu não sou nada!

Abraços para todos!! Boa semana!!!

Nenhum comentário: