terça-feira, outubro 03, 2006

E vamos falar de animação de novo!!!



Pois é. Se a tetrade A Pequena Sereia, Bela e a Fera, Aladdin e O Rei Leão marcaram a ressurreição dos longas animados da Disney e a volta de seu império aos cinemas, o tempo e o fato das pessoas voltarem a se acostumar com animação nos cinemas somado ao fenômeno da animação em 3d de computação, fizeram passar em branco várias obras primas bem elaboradas tanto na técnica como no Roteiro. Tarzan é um desses casos. Eu assisti em 99 nos cinemas e ninguem teve vontade de ver.

A famosa historia do Bebe que ficou sozinho na selva africana, criado por macacos e encontrado depois pelos homens e tentado a ser re-integrado a sociedade já é bem conhecida por todos, já que essa história, além de ser um livro bem conhecido foi explorada em filmes, desenhos animados e até mesmo em revistas em quadrinhos.



A Disney, sempre com suas famosas adaptações próprias (sempre beeem diferente da história original) tenta passar a mensagem da aceitação do diferente. Tanto para a familia dos macacos aceitarem Tarzan, quanto para os humanos aceitarem os macacos. E Tarzan acaba sendo o elo entre eles.

Grandes aplausos são para as cenas que contam historias com passagem de tempo. Logo de cara no início as composições mostrando como Tarzan veio parar na Selva e as semelhanças entre a familia de humanos com a familia de macacos que em breve iriam encontra-lo são um deleite para o público, assim como a cena em que ele vai crescendo e se desenvolvendo entre os macacos, tudo isso acompanhado das músicas de Phil Collins. Sem falar nas cenas em que ele vai "voando entre as árvores" com movimentos bem parecido de um Skatista sem prancha.

Os personagens são cativantes e seus projetos foram muito bem executados: Seu "pai" Kerchak sempre mostrando um aspecto mal humorado, demonstrando uma vida sofrida e dificuldade em aceitar Tarzan ao bando; A macaca Terk que cresceu com Tarzan é aquela típica encrenqueira e o Elefante Tantor com as feições sempre tristinhas demosntra aquele sujeito gordinho e atrapalhado e cheio de não-me-toques; por fim Jane que faz o par Romântico com Tarzan que, como bem uma vez me observou minha grande amiga Ana Paula, lembra os traços da Bela.

Uma coisa interessante que notei Tanto na Bela quanto na Jane: Para demonstrar a evolução do personagem feminino que, apesar de ter personalidade forte, tem uma certa instrospecção. os Artistas, para passar a imagem de que a personagem começa a mostrar uma certa independência, soltam o seu cabelo. A personagem nesse momento parece que se liberta e ganha vida própria. É muito legal isso.

No fim é uma obra que vale a pena a ser apreciada. Se você é louco por animação como eu recomendo a compra do DVD e aproveita que esse mês está em promoção. O DVD Duplo me custou R$ 26,90 quando na média costuma ser em volta de R$ 35,00 - 40,00. É só procurar pelo selo "Disney Best Price."

Nenhum comentário: