sábado, dezembro 24, 2005

NATAL X DESEJOS


"A Tarefa de levar uma mensagem positiva, de infundir coragem no coração, de sustentar a realidade com as razões do bem, esta indomada coerência com as necessidades do coração, esta grande tarefa foi introduzida no mundo por uma moça de 15-16 anos!"

Luigi Giussani

O Natal chegou e todos sempre temos aqueles sentimentos de coisas boas e desejos bons.

Mas mesmo assim, passam logo os dias, o peru acaba, um novo ano começa e não tardam para voltar a aridez de uma segunda feira aguardando a empolgação de uma sexta, sabádo e voltar a aridez ao ouvir a musiquinha do Fantástico no domingo.

Mas então pra que ficar comemorando essas datas, pra que ficar curtindo os finais de semana se no fim sempre voltaremos a aridez, ao desinteresse, a tristeza?

A tristeza vem do fato que algo nos frustra, algo está faltando, algo está incompleto em nossas vidas. Por isso fazemos tantos planos, tantos projetos para o ano que chega. Aguardando que a realização destes nos completem. Mas não completam.

E buscamos mais e mais: um namoro, um mega final de semana, uma balada. Mas nada resolve. E acabamos deixando de lado aquilo que já temos: Nossos amigos, nossa familia, nosso trabalho, para buscar o sonho de algo que nós IMAGINAMOS que vá resolver esse grande vazio que temos em nossas vidas.

Sucumbimos a essa ditadura dos desejos. Não que os desejos, os projetos que temos não sejam bons, mas ao coloca-los como o centro de nossas vidas acabamos virando meros escravos das circunstâncias, e ignoramos tudo aquilo que vivemos. Imaginem vocês: Vivemos muitas vezes para que apenas sejamos felizes apenas algumas horas da semana... ou quiça para o final da vida quando estivermos aposentados.. como se a vida, a juventude servisse para construir uma vida para se curtir depois...

Essa é a ditadura dos desejos. Aquela que nos impede, que nos cega para nossas próprias vidas. Aquela que nos impede de ver que AGORA estamos vivendo, que AGORA temos desejo de uma felicidade plena não pra mais tarde, mas pra AGORA. Queremos ser felizes AGORA, meu desejo de felicidade é presente. e quero que essa felicidade seja possível hoje, no meu trabalho, com minha namorada, com minha família, com meus amigos.

Pra mim essa data significa isso. Não importa se você não seja Cristão ou não. A Mensagem de Cristo é essa. Olhar para as nossas vidas e ver que a felicidade vem agora, vem de algo que é muito maior que qualquer sonho nosso, mas que EXISTE, apesar de não ser decifrado. A Vinda de Cristo e a comemoração do Natal pra mim servem para retomar que minha felicidade não é aquilo que imagino viver num futuro sonhado por mim, mas num presente vivido na realidade, no ambiente que eu vivo. Posso até planejar coisas pro futuro, mas não serão elas que irão me mover a viver. São as coisas que eu vivo hoje, no meu trabalho, com meus amigos, com minha namorada!

Enfim, esse é meu maior desejo de natal para todos vocês: que a ditadura dos desejos finitos, daquilo que é passageiro, que se pode medir não tomem conta de suas vidas e que a realidade que vocês vivem com a presença desse menino que daqui a pouco nasce, seja vivida cada vez mais intensamente

Feliz Natal e um 2006 de muita alegria
Gabriel, o Beluga!!

Nenhum comentário: