segunda-feira, julho 25, 2016

Contos da JMJ Rio 2013 (1) - Quadrinhos, renúncias históricas e "Be more Dog"


Aproveitando os ensejos da Nova Jornada Mundial da Juventude pensei sobre a importância de deixar aqui registrada algumas das histórias vividas em 2013. Serão alguns posts daquilo que me marcou desde a preparação até os dias da jornada em si. Algumas histórias serão apenas divertidas, outras pequenos testemunhos que realmente transformaram a vida.

A Primeira delas foi para a preparação da JMJ. Fui convidado pelo amigo, hoje Padre, Leandro Lenin (lembram do Sr. lenin? tão citado nesse blog no passado?), para participar da equipe de preparação Pastoral. Uma equipe que tinha como objetivo preparar os peregrinos de forma mais missionaria e evangelizadora.

Foi numa dessas que propus a coordenação da equipe de criar uma HQ contando a história e a importância da proposta da JMJ a todos aqueles que se envolvem com ela (baseada na proposta feita na JMJ de Madrid que teve um pequeno Mangá sobre Bento XVI). Ideia aprovada, agora tínha a missão de tornar possível e executável essa história.

Nesse momento descobri que um colega de trabalho muito querido, chamado Sami Souza era católico. Conversamos apenas alguns minutos no saguão do elevador do trabalho e bastou esse tempo para perceber que aquela parceria ia dar muito certo. Com todo cuidado ia escrevendo o roteiro e Sami ia rascunhando e desenhando concepts de personagens e do Papa Bento e João Paulo II.

Trabalhamos com muito cuidado e carinho e no dia 10 de fevereiro de 2013 a HQ "A JMJ é no Rio: Uma breve história sobre a JMJ Rio 2013" era anunciada e divulgada no site. Posso dizer que este é meu primeiro trabalho internacional já que ele foi traduzido para 7 outros idiomas. Eu e Sami estávamos cansados mas felizes pelo trabalho feito.

Mas aí meus amigos... Foi nesse momento que o trecho "Meu cansaço que a outros descanse" da clássica música "A Barca" me veio a mente. Dois dias depois da divulgação da HQ, a Carol me acorda com a frase: "GABRIEL!!! O PAPA RENUNCIOU"

Eu levantei gritando O QUÊ? E sai na direção da Janela para ver as naves alienígenas destruindo o planeta Terra (seria pra mim uma explicação plausivel para uma renúncia)... como assim um Papa Renunciar? Por que? Como? Ele não pode fazer isso!!! Não!

E então... na TV só vi sua santidade se retirando da sala, tranquilo, em paz, com os cardeias estupefatos tanto quanto eu. Então... parecia que ele poderia fazer isso sim!

Aos poucos me recuperando do susto me veio na cabeça.. MEU DEUS!!! A HQ!!! Ela terminava com o Papa Bento se preparando para vir ao Rio... NÃO VAI SER ELE!!!!!

Liguei para o Sami que risonhamente atendeu falando

- Imaginei que vc ia me ligar... pois é... e aí?
- E aí? não sei... fazer outra?
- Sério? OUTRA? AGORA?

Sim amigos... tivemos UM ANO pra desenhar a primeira HQ, revisar, traduzir, enfim... tudo. Agora tínhamos menos de 4 meses pra escrever sobre o novo Papa (que só seria eleito SEMANAS depois) que viria para a JMJ.

Com a mesma aprovação dos Padres, decidimos criar uma HQ focando a história na renúncia e no conclave. Isso nos dava tempo para já ir desenhando e criando algo enquanto o novo Papa era eleito. Convidei mais 4 alunos da Faculdade para ajudarem e dar tempo de fazer tudo até a JMJ.

Com a eleição de Francisco veio a ideia de colocar um personagem argentino, estudante de intercâmbio colega do protagonista. E com essa ideia dois veio a inspiração para dar os nomes aos personagens: Assim o Protagonista da primeira HQ passou a se chamar Edson e o seu amigo argentino, Diego. Ambos vivenciando a eleição do novo Papa e a preparação para a chegada dele na JMJ Rio 2013.

Fato que, pra variar, eu e Sami corremos pra conseguir fazer tudo a tempo (essa corrida rendeu uma reportagem ao site de notícias do TERRA). Nunca esqueci da última noite onde eu estava diagramando as últimas páginas e Sami as colorizando... Ele colorizava e me enviava a página e eu ia colocando os Balões e as falas no arquivo final. Até que de repente as 3 da manhã eu parei de receber os arquivos... ligava pro Sami e... fora da área... chamava ele no Face e nada...

Do outro lado da cidade, em Santa Cruz, o quadrinista tinha se entregado a exaustão e apagou diante do seu laptop e com seu filho no colo também dormindo. E é claro, pra aumentar a dramaticidade da situação... Era a última página e o papa chegaria em DOIS DIAS!

Eu estava sem computador em casa e por isso tinha ido até a casa de minha mãe... Carol ja tinha desmaiado na cama enquanto eu estava desesperado tentando descobrir o que tinha acontecido. Até que, por um milagre (Segundo Sami, o celular caiu do lugar onde estava "entrando na área de cobertura") Sami atende.

- Cara... eu apaguei... Preciso secar o teclaro que ta babado...
(Acho que até criei ofensas novas de tanto palavrão que falei naquele dia.)

Resultado... por volta das 5:30 da manhã recebo a última página

Mais meia hora fechei o arquivo e nesse momento me surpreendo ao constatar que as 6 da manhã Padre Leandro já estava online.

- E aí meu amigo, caiu da cama?
- Se eu tivesse uma cama pra deitar meu amigo... estou virado aqui no COL
- Caramba rapaz... faz parte né?
- Ô...
- Cara... vc precisa estar mais animado... "Be More Dog"
- HEIN???

Mando esse vídeo como resposta

- Cara!!! Que legal!!! Ta todo mundo aqui rindo.
- Missão 1 cumprida! Fazendo a galera rir em meio ao cansaço. Agora vamos a missão 2.
- Qual?

(Envio a nova HQ como resposta)

- CARA!!! FICOU MUITO LEGAL!!! OBRIGADO! VAMOS POSTAR IMEDIATAMENTE!

E assim, no SÁBADO antes da chegada do Papa ao Rio de Janeiro a HQ "Bem-vindo: Uma nova breve história sobre a JMJ Rio2013" foi ao ar.

E assim, pude, pouco antes da chegada de sua santidade, dormir um pouco depois de uma pré-Jornada de alguns meses corridos! Um belo trabalho em parceria com o Sami com a ajuda os queridos alunos e amigos Fred, Dani, Patrícia e Tharcíla!

Imaginem só o que veio por aí depois dessa pré-jornada... continuem por aqui

Nenhum comentário: