segunda-feira, setembro 12, 2016

Contos da JMJ Rio2013 - Cap. 06 A noite em claro no alojamento (Parte II)

Após a saída de Padre John, chega mais um padre. Já eram por volta das 4 da manhã. O Padre era das Filipinas (!) e pediu para sentar numa cadeira enquanto as horas passavam. Disse a ele que podería ligar para a casa que ele estava hospedado ou arrumava um espaço no alojamento para ele dormir. Ele disse que ficava satisfeito com a cadeira ali no Pátio. Insisti. Ele também.

Para quem não se lembra, os dias e noites da JMJ eram bem frios. O Recreio é um bairro mais frio ainda. O Padre Filipino fez questão de ficar ao relento, agasalhado lendo notícias em seu lap top. Em seu olhar eu via que era um sacrifício que ele queria fazer, por Cristo. Pensei naquele semblante sério, vindo de tão longe oferecendo cada segundo daquele desconforto a Cristo. Entendendo a postura dele me retirei e, imaginando que depois das 4 da manhã não teria mais visitantes novos, fui cochilar um pouco.

Lá embaixo todos dormiam tranquilamente. Fechei os olhos por umas duas horas e 06:30 acordei e subi novamente. Imediatamente o Padre vem falar comigo sorridente.

"Agora sim, pode ligar para minha hospedeira".

Olhei o contato dele e ri um pouco. Era uma amiga da paróquia e eu disse a ele "O senhor devia ter ligado. Ela deve estar acordada te esperando"

- Não! Sei que não. Mas pelo visto ja a conhece
- Sim! Somos amigos
- É uma senhora muito simpática.

Liguei para minha amiga Elisa dizendo que ela podia vir buscar o Padre.
- Ah!!! Mas ele passou a noite aí? Esses padres vem de longe e ficam com vergonha de falar né meu filho?
- HAHAHA é verdade Elisa! Mas pode vir busca-lo!

O Padre então me entrega um bilhete para entregar a um dos Filipinos que dorme no Alojamento.

- Estou um pouco triste. Não deveremos participar da missa. Pois temos que chegar as 15 horas no Aeroporto Santos Dumont.
- Mas Padre... a Missa acaba meio dia. Dá tempo de ir de copacabana ao Santos Dumont.
- Sim? Está me dizendo que o novo lugar é mais perto do Aeroporto?
- Sim. MUITO MAIS perto
- Jovem vc merece uma benção. Primeiro fica aqui as 4 da manhã recebendo pessoas e agora me diz que poderei ir com os Jovens a missa de envio!!! Qual seu nome?
- Gabriel, senhor...
- Ah! Só podia ser um anjo mesmo! Muito obrigado por tudo Gabriel.

Fiquei pensando em quantas pessoas que reclamam de ir a missa aos domingos... enquanto aquele padre comemorava que não ia perder a daquele domingo. Nem ele e nem os jovens dele. O dia amanhecia e bem bonito. Finalmente um pouco de sol no meio de tanta chuva.


Estava chegando as 7 horas da manhã... estava chegando a hora de acordar o pessoal do alojamento. E esse é o próximo episódio.

Nenhum comentário: